terça-feira, 2 de agosto de 2011

Erros que nos ensinam


"Ao errarmos adquirimos experiência e a experiência 
(com o tempo) gera sabedoria. Porém, o erro dos outros 
também existe para que possamos aprender 
sem precisar errar." (Le-San)

Nota: Todos temos o direito de fazer nossas escolhas , quer sejam elas certas ou não. Precisamos ter nossas próprias experiências e não viver do que os outros nos contam ou vivem dizendo para que façamos. Porém, isso se aplica (de forma saudável) aos casos onde estamos sendo beneficiados de alguma forma , como por exemplo , viajar a lugares que nunca fomos antes, conhecer pessoas novas, comer comidas diferentes, experimentar sensações nunca vividas, etc. Existe também a questão do aprendizado, adquirido devido à prática do ERRO, que não pode ser rejeitado, ainda mais porquê será algo que servirá de advertência aos futuros errantes (o que na maioria dos casos não surte muito efeito ou não seria tão famosa (e clichê) a seguinte frase: "Se conselho fosse bom ninguém dava, vendia.").
        Existe um fenômeno muito corriqueiro na vida de quem vive errando: O indivíduo sente a necessidade de avisar aos que ainda não cometeram o mesmo erro que eles, de que é tolice praticar as mesmas obras que eles praticaram e experimentar as mesmas sensações que vivenciaram. É até hilário... Imagino lá atrás, essa pessoa recebendo o conselho de outros mais experientes no assunto que ele e, provavelmente, sendo o primeiro a não escutá-los e acabando da forma como se encontra atualmente (com feridas profundas na alma, marcas terríveis e traumas). Não é difícil conhecer pessoas assim, que resolvem escolher o  ERRADO e vivem se agarrando ao mesmo erro por anos, além de criticar quem começou a fazê-lo ONTEM (algo que repudio com todas as minhas forças e mais me causa indignação).Falando nisso...Gostaria de deixar bem claro que não estou dizendo qual fórmula é a certo ou errada para se chegar à felicidade, apenas observando que atitudes assim soam como hipocrisia por parte daqueles que almejam alcançar bons resultados, mas agem de forma tão contraditória (como se tem visto por aí)! Acabam NÃO sendo bons exemplos (apesar de considerarem-se como tais), tentando impor suas regras baseados em preconceitos, argumentos ultrapassados, ideais egoístas e sem ética alguma. Muitos deles são os que vivem dizendo aos outros para não fazerem as mesmas BARBARIDADES que outrora sem impedimentos, remorso ou arrependimento fizeram . São estes mesmos HIPÓCRITAS que tentam hoje educar seus filhos dizendo:

-Não Beba! - Mas viviam alcoolizados antigamente;
-Não Fume!- Mas conseguiram contrair um belo câncer por causa do cigarro;
-Não use drogas! Mas mataram a curiosidade um dia, mesmo sabendo dos riscos do vício;
-Não chegue tarde! Mas sempre chegavam de madrugada em casa, quando não dormiam fora;
-Não Xingue! Mas os palavrões faziam parte do cotidiano deles...
-Não seja! 
-Não faça isso! 
-Não faça aquilo! E por aí vai....

       Ou seja, não deixam as pessoas aprenderem com os próprios erros e ainda por cima, não acreditam que alguém possa ACERTAR realizando de forma diferente algo em que fracassaram, utilizando métodos mais eficazes. Mas isso já é um outro assunto...rss.


          "UMA COISA É CERTA... SE VOCÊ NÃO 
TENTAR, COMO PODERÁ OBTER EXPERIÊNCIA?
E SEM A EXPERIÊNCIA, COMO ALCANÇARÁ SABEDORIA?
NISSO, PERDE-SE TAMBÉM A CREDIBILIDADE..."


        Você não deve deixar de tentar realizar uma coisa só porque alguém se deu mal fazendo aquilo. Se viu alguém fazendo o que você pretende fazer , porém de uma forma totalmente prejudicial a ela ou a outras pessoas (consistindo assim em um erro), você terá uma base muito boa para executar aquela ação de forma mais sábia que a pessoa anterior (por exemplo, dar um conselho a alguém de maneira mais coesa, entrar em um relacionamento mais preparado(a) que a última pessoa a passar pela vida do seu companheiro(a), experimentar a vida (em alguns casos) com mais cautela e domínio próprio pelo simples fato de saber que outros se deram mal fazendo aquilo de forma precipitada). Enfim, não precisamos quebrar a cara , caindo na mesma armadilha que a outra pessoa caiu antes, sendo que podemos tomar caminhos menos tortuosos e chegar ao mesmo objetivo.
      Quando se trata de sofrimento, não precisamos necessariamente ter doutorado no assunto, anos de prática , pelo contrário, quanto menos passarmos por stress, desamores, decepções ou coisas do gênero, mais chances teremos de ver a vida com bons olhos. Por isso mesmo é que muitos já erraram, para que possamos aprender com seus erros. Muitos deixaram sua marca , passaram por problemas, sentiram vergonha e abriram caminhos por onde podemos hoje, prosseguir tranquilamente. 


"ERRAR TODO MUNDO ERRA, 
MAS PERMANECER NO ERRO 
É PARA OS IDIOTAS."


         Erramos em todas as áreas, a todo momento, milhares de vezes...Somos vítimas de nós mesmos , lutando contra nossos desejos e sentimentos, o que nos leva aos mais altos penhascos da vida, contrariando a lógica e a razão, para satisfazer aos caprichos do coração, mesmo que o preço seja alto demais, resolvemos tapar os ouvidos e seguir em frente, "PAGAR PARA VER", até por fim, quebrarmos a cara e reconhecermos que poderíamos ter feito bem diferente. Isso é ser humano, infelizmente (ou não).

Nenhum comentário: